Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos sobre o implante contraceptivo subdérmico Implanon, a Secretaria Municipal de Saúde de Cabixi realizou, nesta semana, uma capacitação voltada para médicos e enfermeiros da Atenção Primária a Saúde. Esses profissionais serão responsáveis pela aplicação do dispositivo nas unidades de saúde.
O treinamento iniciou com conteúdo teórico, no qual os médicos foram apresentados aos principais pré-requisitos para aplicação, às etapas de implantação e às técnicas do método contraceptivo hormonal de longa duração. O Implanon é considerado um dos métodos mais eficazes de contracepção atualmente, com ação duradoura de até três anos, sendo possível a sua remoção. O dispositivo libera o hormônio derivado da progesterona, o etonogestrel.
O implante contraceptivo é uma das formas de prevenção à gravidez indesejada, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Assim como o Dispositivo Intrauterino (DIU), trata-se de um método contraceptivo de longa duração, podendo permanecer no corpo da mulher por até três anos.
Para esse treinamento, foram selecionadas adolescentes e mulheres no início da juventude, indicadas pelas equipes das unidades de saúde. O principal foco é a prevenção da gravidez na adolescência e o planejamento familiar. Na próxima semana, a equipe de saúde dará continuidade aos demais critérios de indicação do implante. Após a divulgação desses critérios, será realizada a programação das agendas para a implantação. Inicialmente, o método será oferecido para adolescentes e mulheres de até 21 anos, até que os critérios adicionais sejam estabelecidos.